• ANGOLA "PISCA OLHO" À TANZÂNIA PARA REFINARIA DO LOBITO


    O interesse foi manifestado, esta quarta-feira, 9, pelo Ministro Diamantino Azevedo, no final da visita da Presidente da Tanzânia à Refinaria de Luanda.

    "Quanto à Refinaria do Lobito, o projecto está em curso, ainda 100% financiado pela Sonangol. Reduzimos o custo e estamos à procura de parceiros e investidores. Manifestámos à Presidente Samia Hassan o nosso interesse em ver a Tanzânia envolvida no projecto" ressaltou o governante.

    O Ministro referiu também que a Tanzânia pretende beneficiar da experiência técnica, logística e logística de Angola para a gestão das reservas consideráveis de gás que possui.

    Sobre os assuntos de interesse comum dos dois países, Segundo Diamantino Azevedo, durante a visita, foi ainda abordada a necessidade de tornar o Centro Africano de Mineração e Geociências (AMGC), sedeado na Tanzânia, mais útil a todos os países africanos.

    A visita da Chefe de Estado da Tanzânia insere-se no reforço das relações bilaterais entre Angola e o seu país. A estadista obteve informações sobre o funcionamento da Refinaria de Luanda que funciona desde 1958 e, com a inauguração do novo complexo de processamento de combustível, em 2022, quadruplicou a produção de gasolina com o aumento da capacidade de 395 mil litros por dia para 1 milhão e 580.